As vendas do retalho em Portugal descem 1,2% em abril, segundo o INE. Esta é a primeira vez que se regista uma variação homóloga negativa desde fevereiro de 2021. Apesar desta queda, as vendas ainda estão acima dos níveis de 2019, com um aumento de 4,2%. A queda p
#Retalho #Vendas #Negativas
As vendas do retalho em Portugal descem 1,2% em abril, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta é a primeira vez que se regista uma variação homóloga negativa desde fevereiro de 2021.
De acordo com o INE, as vendas do retalho em abril de 2021 diminuíram 1,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esta é a primeira vez que se regista uma variação homóloga negativa desde fevereiro de 2021, quando as vendas do retalho caíram 0,2%.
Apesar desta queda, as vendas do retalho ainda estão acima dos níveis de 2019, com um aumento de 4,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esta é a maior variação homóloga desde janeiro de 2021, quando as vendas do retalho aumentaram 5,2%.
No entanto, a queda de 1,2% em abril de 2021 é um sinal de que o setor do retalho ainda está a sofrer com as consequências da pandemia de Covid-19. O setor tem sido afetado pelas restrições impostas pelo governo para conter a propagação do vírus, como o encerramento de lojas não essenciais e a limitação do horário de funcionamento.
Além disso, a queda das vendas do retalho também pode ser atribuída à redução da confiança dos consumidores, devido à incerteza económica gerada pela pandemia. Esta queda nas vendas do retalho pode ter um impacto significativo na economia portuguesa, uma vez que o setor do retalho representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
No entanto, é importante notar que as vendas do retalho ainda estão acima dos níveis de 2019, o que significa que o setor ainda está a recuperar dos efeitos da pandemia. Espera-se que, à medida que a economia portuguesa se recupera, as vendas do retalho também voltem a aumentar. #Retalho #Vendas #Negativas #INE #Covid19 #PIB #Economia #Recuperação
Baseado no artigo: https://vidaimobiliaria.com/noticias/retalho/vendas-retalho-descem-12/