Promotores imobiliários portugueses preveem redução nas vendas e subida mais lenta dos preços nos próximos três meses, segundo o Índice de Promotores de Investimento e Previsão Económica (PIPS). Expectativas negativas devido ao aumento dos custos, redução da procura e
#Promotores #PIPS #Pandemia #Vendas #Preços
Os promotores imobiliários portugueses estão a antecipar uma redução nas vendas e uma subida mais lenta dos preços nos próximos três meses, de acordo com o Índice de Promotores de Investimento e Previsão Económica (PIPS).
O indicador de expectativas dos promotores, para os próximos três meses, situou-se em -28 pontos, regressando a terreno negativo pela primeira vez desde o fim da pandemia. Esta queda deve-se ao aumento dos custos de produção, à redução da procura e às incertezas económicas.
De acordo com o PIPS, os promotores antecipam uma redução de 3,2% nas vendas de imóveis nos próximos três meses, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esta redução é mais acentuada do que a prevista no último trimestre de 2020, que foi de 1,7%.
Além disso, os promotores também esperam que os preços dos imóveis aumentem mais lentamente nos próximos três meses. O índice de preços de imóveis prevê uma subida de 1,3%, em comparação com o mesmo período do ano passado, o que é menos do que o previsto no último trimestre de 2020, que foi de 2,2%.
Estes dados indicam que os promotores estão a enfrentar dificuldades devido à pandemia, com custos de produção mais elevados, redução da procura e incertezas económicas. No entanto, os promotores esperam que a situação melhore nos próximos meses, com a recuperação da economia e a retoma do setor imobiliário.
Baseado no artigo: https://vidaimobiliaria.com/noticias/mercados/promotores-antecipam-reducao-vendas-subida-mais-lenta-precos/