O Natal é uma época de alegria e entusiasmo nas nossas casas, no entanto, também uma das alturas com maiores gastos com eletricidade. O frio intenso, a iluminação típica das casas e as longas sessões de culinária nos dias indicados podem desencadear o consumo de energia mais elevado.
Além disso, não devemos esquecer que são datas em que crianças e muitos idosos estão de férias, portanto, mais do que o habitual, a conta da luz aumenta.
Por todas essas razões, é importante tomarmos precauções para baixar a conta luz este natal. Tome nota das seguintes dicas para não ter surpresas:
1. Luzes de Natal: o ideal é ficar sem elas na decoração da casa no Natal. Se tem uma casa grande e costuma colocar muitas luzes, reduza ao minimo o seu uso. Além disso, é melhor ativá-los apenas nos dias indicados ou quando houver convidados, pois sua casa acolherá uma das comemorações mais bonitas do ano.
2. De qualquer forma, se não desistir da iluminação de Natal em sua casa, é melhor certificar-se de usar luzes LED que consomem muito menos. Se as suas luzes forem antigas, substitua-as por outras deste tipo. A fatura da eletricidade agradecerá, e a sua carteira também.
3. Aquecimento: ajuste o temperatura em torno dos 20-21º e, à noite, desligue-o ou mantenha-o no mínimo (16º) se estiver mais frio que o normal. Verifique se as portas e janelas estão fechadas para isolar e manter o calor de cada quarto, principalmente se você tiver convidados. Quanto mais pessoas se encontrarem na casa do que o habitual, diminua o aquecimento para economizar aproveitando o aumento de temperatura dos quartos.
4. Na cozinha: os dias em que você cozinha com antecedência para as datas indicadas evite colocar pratos quentes dentro do frigorifico, porque a temperatura aumenta e aumenta o gasto de energia. Se tiver contratada uma tarifa bi-horária, onde à noite é mais barato gastar eletricidade,, aproveite as horas noturnas para cozinhar os seus pratos.
5. Além disso, lembre-se de economizar mais usando a panela de pressão do que as panelas clássicas e, se usar o forno, poderá aproveitar para colocar vários cozinhados ao mesmo tempo.
Se viajar, desligue todos os dispositivos que tenha em casa. Aqueles que permanecem em “stand by” ou têm um transformador (como telefones ou portáteis) consomem energia constantemente e, no final, não o ajudará a poupar na luz. Se dispõe de um serviço de TV, Net e Voz, poderá também desligar a box do seu serviço para evitar gastos desnecessários de eletricidade.